Designação do projeto | IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSO DE FLUORAÇÃO E NOVA LINHA DE PINTURA
Código do projeto | NORTE-02-0853-FEDER-179816

Objetivo principal | Reforçar a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas.
Região de intervenção | NORTE
Entidade beneficiária | HENFILGON - PINTURA E ACABAMENTOS, LDA.

Data de aprovação | 27-05-2022
Data de início | 26-04-2021
Data de conclusão | 31-08-2023
Custo total elegível – 2.303.660,01 EUR
Apoio financeiro da União Europeia – 518.323,50 EUR
Apoio financeiro público nacional/regional | Não aplicável


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

O projeto pretende dotar a HENFILGON de tecnologias de vanguarda para o desenvolvimento de serviços atualmente inexistentes no mercado nacional, através da implementação de um processo produtivo inovador, denominado de fluoração, bem como aumentar a capacidade produtiva, de resposta e competitividade da empresa ao nível de serviços de pintura, através da implementação de uma nova linha de pintura, o que permitirá à empresa oferecer serviços avançados de limpeza, tratamento e revestimento de peças plásticas.

De forma a posicionar-se como fornecedor principal do setor automóvel e promover a diversificação de produtos transacionáveis, a empresa traçou os seguintes objetivos estratégicos no âmbito do projeto:

- Promover o aumento do volume de negócios e do valor acrescentado dos seus produtos, através da forte aposta na inovação e no desenvolvimento de novas soluções;

- Reforçar a capacidade de produção, investindo continuamente na ampliação e digitalização do seu parque industrial, através da aquisição de equipamentos tecnologicamente avançados;

- Garantir que os seus sistemas produtivos se mantêm alinhados com os melhores exemplos da sua concorrência internacional e com os princípios da Indústria 4.0;

- Apostar na qualidade e flexibilidade produtiva (novas linhas de fluoração e de pintura), na eficiência e rentabilidade operacional (redução de custos operacionais);

- Angariação de novos clientes e parceiros em mercados de elevado potencial de crescimento (Espanha, França, Marrocos e Polónia).